Projeto : Deep Learning Aplicado à Detecção de Falha em Montagem de Estruturas Aeronáuticas

Grupo de Pesquisa: Laboratório AeroTech

Diversos processos são realizados para a montagem completa de uma aeronave. Para o crescimento de processos robustos de automação e robótica nessas tarefas, é necessário que o robô seja capaz de tomar decisões de maneira a otimizar as saídas dos processos. Uma etapa essencial de tomada de decisão é a detecção do estado que se encontra a etapa de montagem. Esse entendimento não é trivial de ser obtido pelas informações disponíveis (velocidades, forças e torques), pois geram relações quantitativas que possuem diferenças difíceis de distinguir mesmo para um especialista humano.


É nessa etapa que entram os processos de inteligência artificial baseados em deep learning com o seguinte propósito: 

  • conseguir diferenciar os estados e prever a saída de um processo antes que alguma falha aconteça. A capacidade de previsão é poderosa para auxiliar a antecipação e menor número de perdas e paradas no processo de montagem.

Este projeto implementa técnicas de deep learning, tais como redes recorrentes e convolucionais, para auxiliar no processo de tomada de decisão em uma situação de falha: detecção, isolamento e recuperação.

O vídeo abaixo mostra os primeiros resultados que foram obtidos para previsão de falha em tarefas de rosqueamento. 

https://www.youtube.com/watch?v=9zDnRfiSmio

Atualizado em 13 de Abril de 2021, 17:28

Pesquisador Responsável


Glauco Caurin

gcaurin@usp.br

Engenheiro Mecânico com ênfase em Mecânica Fina pela EESC - USP (1988). Especialista em Mecatrônica (1990) e doutor pelo Institut für Robotik - Eidgenössische Technische Hochschule - ETH - Zurique Suíça (1994). Entre 2010 e 2011 visitou o Newman Laboratory for Biomechanics and Human Rehabilitation - Department of Mechanical Engineering do Massachusetts Institute of Technology - MIT - EUA. Professor Titular do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC - USP. Atua com sistemas autônomos, deep learning, sistemas embarcados, automação e robótica aplicada à áreas críticas como reabilitação, cirurgia e aeronaves.

Colaboradores


Arquivos